Uma das grandes preocupações de quem vai começar a construir ou reformar é, certamente, ter a garantia de que o prazo de entrega da obra será cumprido, afinal, todos já ouviram reclamações de algum conhecido em relação a atrasos.

Além de causar uma dor de cabeça, essa demora pode resultar em grandes prejuízos financeiros, já que isso atrapalha o início ou retomada dos trabalhos em sua empresa e provoca transtornos para todos os envolvidos – sem contar os custos extras que não estavam planejados.

Em linhas gerais, os atrasos podem ser causados por inúmeros fatores, afinal, qualquer obra está sujeita a imprevistos. Alguns deles não podem ser controlados, como dias de chuva e incidentes, mas outros podem ser previstos e, principalmente, evitados.

Por isso, saber quais são os motivos mais comuns que postergam a data de entrega de uma construção ou reforma é a melhor maneira de se precaver e tentar garantir que os prazos sejam cumpridos.

Se você está pensando em construir, ampliar ou renovar sua empresa, veja neste texto alguns problemas frequentes que costumam atrasar uma obra e anote as dicas que separamos para evitar que isso aconteça.

Causas mais comuns de um atraso em obra

1) Problemas com a mão de obra especializada: um dos principais fatores que interferem na produtividade e andamento de uma construção é a dificuldade em recrutar e gerir uma equipe especializada, afinal, há grande escassez de mão de obra qualificada, o que dificulta, principalmente, a execução de todas as etapas;
2) Falha na comunicação: informações e orientações que se perdem pelo caminho ou que precisam ser repetidas várias vezes resultam em transtornos e trabalho extra. Tudo isso interfere diretamente no cronograma de ações, além de causar alto nível de estresse na equipe;
3) Mau gerenciamento de projetos: boa organização é primordial para o cumprimento de todas as ações. Por isso, quando não há controle exato das necessidades e demandas do projeto, principalmente dos recursos, os contratempos e atrasos são inevitáveis;
4) Fornecedores com problemas na entrega: outro fator comum que gera atrasos em uma obra é a demora na entrega de materiais, afinal, é fundamental que esses itens estejam disponíveis no prazo combinado para o início ou andamento da obra;
5) Demora no licenciamento: não estar atento ao cumprimento das leis municipais, estaduais e federais pode fazer com que uma construção seja interrompida ou que nem se inicie e a única maneira de resolver este problema é parando todo o processo e buscando todas as documentações.

Como evitar o atraso em uma obra

Agora que você sabe quais são os principais motivos que geram atrasos na entrega do seu negócio, é possível antever estes problemas para evita-los. Porém, existem algumas outras atitudes que podem garantir o cumprimento da data combinada, como:
1) Criar um cronograma coerente: o primeiro passo para ter certeza de que tudo acontecerá conforme planejado é criar um cronograma que determine exatamente o tempo de execução de cada etapa de forma realista e transparente, levando em consideração os eventuais problemas que possam surgir;
2) Acompanhar todas as etapas: a melhor maneira de garantir que o planejamento está sendo cumprido é acompanhando de perto todas as ações. Dessa forma, é possível corrigir problemas com rapidez e tomar decisões importantes que impactam diretamente nos prazos estipulados;
3) Reservar recursos no orçamento: muitas vezes, as obras ficam paradas por causa de imprevistos que pedem investimentos de última hora. Por isso, ter uma verba extra de reserva para contornar esses problemas é de extrema importância.

Obra comercial e industrial em Mogi das Cruzes

Construir ou reformar não é simples, afinal, muitos imprevistos podem acontecer. Por mais que você faça um bom planejamento para se esquivar de problemas, ainda está sujeito a eventualidades que podem causar muitas dores de cabeça – e que fazem pensar “por que decidi começar essa construção?”.

Por isso, a melhor maneira de evitar mais essa preocupação é contratando uma empresa especialista em obras comerciais e industriais como nós, da Adhkon Construtora. Nossa equipe é formada por profissionais experientes e aptos para antecipar e resolver todas as circunstâncias que envolvem uma obra.

Atuamos em todas as etapas da construção e prezamos pela comunicação clara e objetiva, garantindo que você acompanhe todas as ações executadas para que tenha certeza de que tudo ficará exatamente como planejado dentro do prazo combinado.

Entenda melhor como nós trabalhamos. Entre em contato conosco clicando aqui, ligue para (11) 4725-9850, (11) 4726-5188 ou envie um e-mail para atendimento@adhkon.com.br.