Todo cuidado é pouco na área da construção civil. Cada projeto deve ser obrigatoriamente calculado, planejado e vistoriado para que não ocorram margens para erros.

Assim, não basta investir em materiais de qualidade se a execução deixa a desejar. Por isso, contar com uma mão de obra qualificada, desde a etapa do planejamento até a execução, é um pré-requisito básico para as empresas que buscam uma construção, reforma ou ampliação de qualidade.

Ter o auxílio de profissionais especializados, que aplicam as técnicas adequadas para cada situação, e utilizar materiais de boa procedência são alguns fatores que influenciam diretamente no sucesso da obra.

Para que um projeto seja feito com qualidade, dentro do prazo e do custo estimados, toda a equipe envolvida precisa estar consciente de sua responsabilidade e apta para realizar o trabalho adequadamente.

Inimigo oculto

A falta de colaboradores especializados impacta diretamente no dia a dia da obra. Seja por pequenos acidentes ou descuidos catastróficos, a falta de preparo dos profissionais pode trazer prejuízos muito maiores do que a quantia que seria investida em uma mão de obra qualificada.

As falhas na execução também podem acarretar muitas dores de cabeça, seja em relação ao trabalho que terá que ser refeito, atrasando a entrega da obra, ou ao material que novamente será gasto, gerando custos que podem significar o dobro ou até mesmo o triplo do planejado.

Além disso, os resultados negativos em longo prazo podem gerar prejuízos e riscos para a empresa. Alguns exemplos clássicos de projetos que foram realizados sem a mão de obra qualificada são as famosas rachaduras em paredes, infiltrações em banheiros e cozinhas, pátios e garagens que não escoam água adequadamente, entre outros.

São pequenos procedimentos que não tiveram a devida atenção e não foram rigorosamente planejados e executados durante a construção, reforma ou ampliação, justamente porque as pessoas envolvidas não tinham um treinamento adequado para observar determinadas etapas.

Então, qual é a real importância de contratar mão de obra qualificada?

Primeiramente, com uma mão de obra competente todos os eventuais problemas que aparecerem na construção poderão ser geridos rapidamente com a experiência que só uma equipe preparada pode oferecer.

Além disso, o time de profissionais especializados traz em sua bagagem a agilidade e a responsabilidade na execução de tarefas, economizando tempo e, consequentemente, dinheiro. Afinal, menos erros significam menos retrabalho e recursos perdidos ao longo do processo.

Portanto, assim como escolher materiais de qualidade faz toda a diferença em um projeto, investir em mão de obra qualificada também é muito importante para o sucesso da construção, já que cada etapa exige conhecimentos específicos que dependem do nível de capacitação da equipe responsável.

Contar com colaboradores experientes significa otimizar a utilização de técnicas e dos materiais, já que eles saberão exatamente como transportar, manusear, armazenar e reaproveitar os produtos, evitando, assim, desperdícios, trabalhos mal executados e a possibilidade de refazer algum serviço, o que sairia bem mais caro.

Além disso, os profissionais especializados também mantêm a obra limpa e organizada, e oferecem entregas no prazo certo e projetos bem feitos. Assim sendo, a mão de obra qualificada é a garantia de que o resultado final seja de qualidade.

Quais os principais pontos de uma equipe de mão de obra qualificada?

– Experiência: profissionais com mais tempo de mercado já vivenciaram diversas situações e já aprenderam muito em seus ramos de atividade. Quanto mais experiente uma equipe, menos erros esta cometerá e mais rapidamente perceberá situações em que problemas podem ocorrer.

– Portfólio: verificar serviços prestados anteriormente pelos profissionais é uma das principais formas de se atestar a qualidade de uma equipe de mão de obra, sendo possível ver na prática como o serviço foi entregue e a qualidade do mesmo.

– Indicações: equipes que realizam bons trabalhos certamente são indicadas por pessoas que utilizaram seus serviços anteriormente. Então, o ideal é procurar por clientes passados para saber como foi o andamento e a entrega dos projetos.

– Capacitação técnica: conferir os tipos de serviços/produtos entregues para entender a profundidade e especialidade da capacitação técnica dos profissionais é outro ponto importante. Além disso, também é indicado procurar entender quais cursos e metodologias a equipe de mão de obra segue.

Obra comercial e industrial em Mogi das Cruzes

Para evitar qualquer dor de cabeça e ter a certeza que seu projeto está em boas mãos, a melhor opção é contratar uma empresa especialista em obras comerciais e industriais como nós, da Adhkon Construtora, com mais de 15 anos de atuação.

Nossa equipe é formada por profissionais experientes e aptos para antecipar e resolver todas as circunstâncias que envolvem uma obra, apresentando soluções inteligentes, viáveis e que agreguem valor à empresa.

Atuamos em todas as etapas do projeto e prezamos pela comunicação clara e objetiva, garantindo que você acompanhe todas as ações executadas para que tenha certeza de que tudo ficará exatamente como planejado e dentro do prazo combinado.

Entre em contato conosco e entenda melhor como nós trabalhamos:
Ligue para (11) 4725-9850 / (11) 4726-5188 ou envie um e-mail para atendimento@adhkon.com.br.