Tudo que você precisa saber para expandir seu supermercado

O setor supermercadista sempre está em alta, afinal, é o principal canal de vendas de alimentos para as famílias brasileiras. Se você já empreende nessa área, tem observado uma alta na demanda e pretende aumentar ainda mais os serviços e o faturamento, talvez esteja no momento de considerar expandir seu supermercado.

Claro que, antes de tomar uma decisão, é importante ter em mente que existem muitas possibilidades e muitos pontos a serem analisados. Sabendo disso, preparamos um texto com tudo o que você precisa saber antes de ampliar os negócios.

O cenário econômico dos supermercados

Um dos pontos que mais requer atenção quando considera uma expansão é observar como está o mercado e o comportamento de consumo. Será que a maior parte do público ainda compra em supermercados? Quais são os clientes do setor? O que eles procuram? Todas essas questões, além de muitas outras, podem influenciar na hora de tomar uma decisão.

Para te ajudar, nós buscamos algumas respostas:

  • O público ainda compra em supermercados?
    De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgado neste mês de fevereiro de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), o comércio varejista fechou 2018 com alta de 2,3%, a maior taxa anual desde 2013, e a maior influência positiva neste índice veio da atividade de hipermercados e supermercados, que teve aumento de 2,3%.
    Ou seja, podemos concluir que sim, o público continua comprando em supermercados.
  • Quais são os clientes do setor?
    O setor supermercadista atrai igualmente todos os perfis de pessoas, com pouquíssima diferença entre gênero, classe e idade. 89% da população com 16 anos ou mais costuma ir ao supermercado, mas, quando falamos em canal de compra, o público feminino e pessoas entre 25 e 54 anos têm uma ligeira superioridade.
    Estas informações foram levantadas pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE ), na Pesquisa Tendência do Consumidor, de 2018.
  • O que eles procuram?
    Os supermercados continuam sendo o principal local de compra para alimentação, bebidas e material de limpeza. Já os produtos de hortifrúti e feira têm menores procuras, mas são uma alternativa importante para o consumidor. Além disso, o público ainda busca preço, qualidade e variedade.

Estas informações também são da Pesquisa Tendência do Consumidor, de 2018.

Momento ideal para expandir seu supermercado

Para ter certeza de que este é o momento ideal para expandir seu negócio, é importante avaliar três pontos: o volume de público, de vendas e os recursos financeiros.

Se as vendas do seu supermercado têm aumentado com o tempo, é possível considerar uma ampliação da operação para conseguir atender todas as demandas. Além disso, se o fluxo de pessoas também tem sido maior que antes, investir na expansão é uma maneira de garantir mais conforto e possibilitar que mais clientes frequentem o local.

Porém, mesmo com os sinais otimista citados no parágrafo anterior, antes de decidir é importante analisar a parte financeira, como, por exemplo, o faturamento mensal e o nível de lucratividade. Se o saldo for positivo o suficiente para investir na expansão, significa que este é um bom momento para fazer essa mudança.

Com esses três pontos alinhados, é hora de encontrar a melhor maneira de ampliar os negócios sem sair no prejuízo.

Possibilidades de expansão de supermercado

Quando pensamos em expansão, existem, basicamente, três possibilidades que se adequam em diferentes situações:

  1. Expansão do espaço: essa ampliação do espaço físico possibilita oferecer uma quantidade maior de produtos e ainda atender mais pessoas, garantindo o conforto do público. É uma excelente escolha para quem tem aumento de procura e vendas, mas não possui muitos recursos financeiros. É a opção mais econômica de todas.
  2. Nova filial: é ideal para quem deseja atender diferentes demandas em outras localizações, seja em bairros, cidades ou até estados diferentes. É também uma boa opção para quem possui um ponto comercial mais atrativo que o do estabelecimento atual, auxiliando na expansão da receita. Requer um investimento maior, já que criará um novo empreendimento.
  3. Franquias: o franqueamento é perfeito para quem deseja expandir a marca para diferentes lugares com público em potencial. Esta possibilidade gera renda passiva (vinda do pagamento da taxa de franquia e royalties sobre faturamento) e é um bom negócio para os empresários que desejam investir em um novo empreendimento, mas não querem começar do zero.
expandir seu supermercado - expansão de supermercado

Como começar a expansão do supermercado

O primeiro passo é, certamente, fazer um planejamento adequado para evitar o máximo de imprevistos. Defina pontos importantes, como um tempo ideal de obra, um orçamento adequado e o que exatamente você deseja fazer no seu empreendimento. Depois disso, a próxima etapa é encontrar uma empresa com qualidade comprovada para fazer sua obra.

A escolha certa faz toda a diferença não só no resultado, mas também em todo o processo de construção. Isso porque só uma construtora comprometida é capaz de respeitar todos os seus desejos e, principalmente, o seu orçamento, além de encontrar as melhores soluções e evitar qualquer dor de cabeça.

Uma boa opção é contratar uma empresa que cuide de todos os passos da obra, desde o planejamento até a finalização, e que tenha profissionais qualificados para realizar o trabalho, vistoriando cada etapa e garantindo que tudo esteja de acordo com um cronograma que te agrade.

expandir seu supermercado - expansão do supermercado

Essa é a melhor maneira de evitar atrasos, desperdício de material e acréscimos no orçamento e garantir total qualidade e segurança para essa nova fase do supermercado.

Construtora para expandir seu supermercado

A Adhkon Construtora é especializada em construir, ampliar, reformar e modernizar supermercados. Com mais de 15 anos de atuação, é referência em agilidade, curto prazo de obra e projetos de excelência.

Tem como principal objetivo apresentar soluções inteligentes e integradas que agreguem valor à vida de cada parceiro, sempre priorizando a comunicação clara e atendimento prioritário para garantir que o empreendimento fique exatamente como o cliente imaginava quando decidiu construir.

Se você tem certeza de que o seu supermercado deve passar por uma expansão, fale com os profissionais da Adhkon Construtora.
Telefone: (11) 4725-9850 | (11) 4726-5188
E-mail: atendimento@adhkon.com.br

× Estamos no Whatsapp!